É só mais um bocadinho!

sexta-feira, março 25, 2011

Descoberto gene que trava o crescimento do cancro

Um grupo de investigadores portugueses descobriu um mecanismo que trava o crescimento e a capacidade invasiva das células tumorais, apontando uma nova estratégia para o tratamento do cancro.

De acordo com os investigadores, «esta descoberta revela-se particularmente interessante porque consubstancia um novo mecanismo de supressão de tumores e aponta uma nova estratégia para tratar o cancro».
Os investigadores esclareceram o papel de um gene, LRP1B, «que suprime o crescimento e a invasão das células tumorais de uma forma pouco convencional», explicaram à Lusa dois dos membros da equipa.

«Este gene actua removendo factores do meio que circunda as células que, de outra forma, seriam cruciais para as células tumorais», referem Paula Soares e Hugo Prazeres, do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (IPATIMUP). Ora, as células que desenvolvem a capacidade invasiva são capazes de penetrar nos tecidos vizinhos, destruindo-os, fazendo com que o tumor se espalhe.

Os investigadores salientam que o impacto desta descoberta «pode ser significativo», já que se perspectiva «que este mecanismo possa ser encontrado em vários tipos de cancro de grande incidência, incluindo o cancro do pulmão e do esófago».

O estudo, realizado por uma equipa de investigadores do IPATIMUP e do Instituto Português de Oncologia (IPO) de Coimbra, e que contou também com colaboradores internacionais, foi publicado na revista científica «Oncogene».
(PortugalDiário online)

2 Comments:

Um interregno nas férias...mas com uma notícia bem boa!

25/3/11 14:07  

Que noticia BOA !!!
Beiijinho

25/3/11 22:00  

Enviar um comentário

<< Home