É só mais um bocadinho!

domingo, dezembro 05, 2010

Movimento Partilha no Correio da Manhã

"Tenho cancro. E agora?" A maioria dos doentes oncológicos já fez esta pergunta. Surgindo sem avisar, o cancro provoca sempre uma "avalanche de emoções".

A falta de apoio psicológico na área oncológica uniu Manuela Matias e Lígia Veiga, duas doentes oncológicas a quem foi diagnosticado cancro da mama e linfoma, respectivamente. Juntaram-se e criaram o ‘Movimento Partilha’, uma valência do Projecto Luz – Associação Portuguesa de Apoio a Doentes Oncológicos.
"O tratamento do cancro em Portugal é muito sofisticado. Mas na maioria dos hospitais não há grupos de apoio, psicólogos ou psiquiatras para acompanhar os doentes", lamentam. Sob o lema "juntos acreditamos porque sozinho é mais difícil", este movimento pretende ser uma "plataforma de encontro" entre uma pessoa em remissão – que está com a doença controlada (padrinho) – e outra que esteja a viver a doença (afilhado). "Não queremos substituir o apoio dos especialistas, mas partilhar pequenas orientações para esclarecer dúvidas e angústias", dizem.

Ajuda gratuita, sem imposições horárias ou barreiras geográficas são as vantagens deste movimento. Com dois meses de vida, a iniciativa conta já com cinco afilhados e dez padrinhos.

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/saude/pacientes-partilham-experiencias
 
Um agradecimento especial à jornalista Ana Vacas e ao Correio da Manhã por esta oportunidade.

5 Comments:

eu comprei o jornal de propósito...
está optimo....

5/12/10 20:02  

Nela, também comprei o jornal e gostei muito de vos ver, e ler...

Se precisarem de mais uma madrinha
e só dizer!Beijinhos

5/12/10 22:35  

Parabéns, Nela e Lígia.
Contem comigo para madrinha, se virem em mim perfil para tal, claro!

beijinhos

6/12/10 11:30  

Eia inda nã tinha vindo aqui felicitá-las :p parabéns e desejo muito sucesso para o Movimento Partilha porque juntos é mais fácil :o) beijokas

6/12/10 13:39  

Olá.

Uma boa semana de muita Paz e Amor.

Beijinhos.

6/12/10 18:46  

Enviar um comentário

<< Home