É só mais um bocadinho!

segunda-feira, julho 26, 2010

Chá Príncipe ou capim-limão

Em novembro do ano passado recebi de Liana Gottlieb um artigo interessante intitulado Bebida de capim-limão provoca apoptose em células cancerosas. Definição de apoptose: um tipo de morte celular engendrado pela própria célula; um mecanismo suicida que permite ao organismo animal controlar o número de células e eliminar as que ameaçam sua sobrevivência.

Lindas fotos de moitas frondosas do nosso conhecido e delicioso capim-limão, capim-cidrão, capim-cidreira, capim-de-cheiro, do qual se faz um chazinho tão bom pra acalmar o espírito. E o texto contando que tudo começou quando pesquisadores da Universidade israelense Ben Gurion descobriram que o aroma cítrico em ervas como o capim-limão mata células cancerosas, in vitro, sem afetar as células saudáveis.

Citral é o nome do componente que dá aroma e sabor de limão não só a esse capim (Cymbopogon citratus) como à melissa (Melissa officinalis) e à verbena (Verbena officinalis). Um chá com apenas um grama de capim-limão contém citral bastante para fazer as células cometerem suicídio no tubo de ensaio. O Professor Yakov Weinstein, da mesma Universidade, diz que o ideal para portadores de câncer é fazer uma infusão com a erva e tomar oito copos por dia. E não portadores podem tomar o chá preventivamente.

Bem. Como tudo o que chega pela internet pode ser qualquer coisa, inclusive mera especulação bem-intencionada que não leva a nada, fui pesquisar apoptose+câncer no google. E dei com estudos científicos brasileiros muito detalhados confirmando a história toda, a partir de outros testes em laboratório, não só in vitro como in vivo. Vejam só o que diz o médico e pesquisador biomolecular José de Felippe Junior aqui (resuminho abaixo):

- As limoninas, dentre elas o limoneno, são monoterpenos que possuem diversos efeitos farmacológicos, incluindo propriedades antitumorais. O álcool perílico é um membro da família dos monoterpenos, substâncias que estão naturalmente presentes em várias frutas e vegetais. Demonstrou-se que é citotóxico para uma grande variedade de células cancerosas tanto in vitro como in vivo, e trabalhos clínicos na FASE I apontam para sua utilidade em seres humanos. Ele é considerado o agente anticâncer mais potente entre os monoterpenos. É encontrado em grande quantidade em cerejas, alfazema (lavanda) , hortelã, sálvia, artemísia, cranberries, perilla (shissô), capim-santo (capim-limão), bergamota silvestre, folhas do gengibre, cominho-armênio e sementes de aipo. O álcool perílico inibe a carcinogênese, suprime a proliferação celular, aumenta drasticamente a apoptose tumoral e induz a diferenciação celular das células malignas in vitro e in vivo, provocando a regressão total de vários tipos de tumores em animais de experimentação, quase sem toxicidade.

Achei bacanérrimo, pra dizer o mínimo. Primeiro porque adoro capim-limão e ele dá à toa, é só enfiar o bulbo na terra; pode cortar que rebrota. Segundo porque meus gatos não só adoram comer as pontas das folhas como exigem duas vezes por dia sua dose de, agora eu sei, citral. Terceiro porque as cachorras também amam as folhas tenras, que consomem avidamente - mas elas são umas fito-sábias, também comem picão, erva-de-santa-maria, gervão, hibisco...

Por outro lado, sempre tenho muito receio de divulgar informes que dão margem a conclusões apressadas tipo "Viu? Capim-limão cura câncer!" Experiências de laboratório contemplam fatores isolados; células num tubo de ensaio ou ratinhos induzidos ao câncer não são pessoas de carne e osso que pensam, sentem, sofrem e têm esperança ou vontade de morrer. Além disso, muitas substâncias e práticas terapêuticas dão resultados na reversão do câncer. A própria dieta do dr Barcellos, associada a uma vermifugação completa, faz estacionar e regredir tumores. Também existe a cura espontânea, muito mais frequente do que se imagina: a pessoa não faz nada e fica boa.

(...) Capim-limão não custa nada. Neste verão úmido, queimar suas folhas num braseiro ou mesmo na frigideira e defumar armários e cantos da casa acaba com ácaros e fungos. A fumaça e o chá ajudam em resfriados, tosses e dores de garganta. O chá também acalenta o sono, desintoxica, tempera peixes, suaviza o mate amargo do chimarrão. Age sobre cólicas uterinas e intestinais. As folhas podem ser mastigadas para alcalinizar e perfumar a boca. E agora sabemos, provoca apoptose em células destrambelhadas.

Santo? Santo. 'Bora tomar o chá.

http://www.soniahirsch.com/2010/01/papo-de-cancer-capim-limao-resolve.html

Pois, será... Ou não. Mas descobri que é óptimo para a retenção de líquidos. Tomei vários e este foi o mais eficaz.

7 Comments:

Licencinhaaaa...
Olá Nela,desta vez não vou apagar o comentário(é que fiquei com bergonha,pois nunca havia falado com voce ainda),mas como respondeu,fiquei mega feliz.
Olha,o capim-limão é realmente isto que escreveu...o "suicidante das células cancerígenas"(nas minhas palavras),gosto muito,e como aí é verão,dou uma dica,bater com abacaxí e o capim limão e gelo,com um pouco de água mineral,no liquidificador,por um tiquim de açúcar ou adoçante...uau!
è uma delícia!
Exxperimente!
beijins Nela!

26/7/10 14:41  

Obrigada pela receita, Márcia. Mas faz isso com capim-limão seco? Aquele que se usa para infusão?
Ou há isso fresco?

Bjos

26/7/10 15:00  

Oi Nela,olha eu bato com o capim limão "fresco",pois tenho plantado no quintal,e todas as vezes,corto os dedinhos,pois são folhas alongadas afiadas...úi!
Lavo-as bem e corto,e com rodelas de abacaxí,gelo e água!
Os de infusão,são mesmo para chás.
Espero que goste!
beijinss

26/7/10 15:28  

Eu conheço como chá de Príncipe e desde pequena que adoro, quando ao cortar os deditos é verdade já me aconteceu num jardim duma Amiga que tinha plantado. Nunca conseguí manter em vaso...não tenho quintal!
Beijokas

26/7/10 15:45  

Obrigada pelas dicas, é sempre bom ter conhecimento destes agentes anti-cancerigenos, vou ver onde arranjo esta planta.
IS@

27/7/10 10:55  

a pergunta...isto é o mesmo que chá de erva cidreira??
TM

27/7/10 12:06  

Não, a erva-cidreira é outra coisa, embora muita gente confunda.
Chama-se mesmo chá principe cá em Portugal.
Bjs

27/7/10 12:12  

Enviar um comentário

<< Home