É só mais um bocadinho!

terça-feira, janeiro 12, 2010

Cancro: IPO estreia cirurgia inovadora

Radioterapia intraoperatória é um novo tratamento em Portugal

O Instituto Português de Oncologia do Porto realiza esta terça-feira uma intervenção cirúrgica em que vai utilizar «um método inovador no tratamento do cancro» em Portugal, a radioterapia intraoperatória.

«Esta técnica inovadora permite afastar toda ou parte das estruturas normais da área de tratamento», como o intestino, a bexiga, a uretra ou o estômago, «possibilitando o aumento das doses de radiação na área de maior risco de recaída tumoral e contribuindo, assim, para uma melhoria do controlo local, com redução da toxicidade».

A técnica, já usada em mais de 150 centros no mundo, permite aplicar radioterapia ao doente durante a cirurgia para a remoção do tumor, sendo «um complemento da radioterapia externa convencional», acrescenta a radioterapeuta responsável pelo procedimento, Olga Sousa.

O IPO tem uma sala de operações construída junto a um bunker o que «permite o doente ser temporariamente transferido durante a operação para a aplicação do tratamento com radiações e terminar a intervenção já com o tratamento realizado».

«É das poucas instalações europeias com esta funcionalidade e características, o que representa uma mais-valia para os doentes tratados», refere aquela unidade de saúde.

A construção destas instalações foi financiada pelo programa Saúde XXI e está agora apta a funcionar dado o facto de nos tratamentos de rotina poderem ser transferidos os doentes para outros operadores fora do IPO-Porto, libertando assim a instituição para tratamentos mais diferenciados e inovadores como este.

A intervenção marcada para esta terça-feira será feita num doente que teve uma recidiva de um cancro do recto.
(PortugalDiário online)

3 Comments:

Que mrvilha...mais uma inovaçõ na luta contra bicheza!

Beijinho amiga

Isa retratoiluminado

13/1/10 19:19  

Eu vi na TV :))) vamos lá a fazer em mais hospitais ;) beijokas

15/1/10 01:16  

Por favor leia o meu artigo em http://fucoidancancer.blogspot.com
Obrigado

17/1/10 19:18  

Enviar um comentário

<< Home