É só mais um bocadinho!

sábado, dezembro 26, 2009

Escolha melhor...

O Natal já passou. Espero que tenha sido com saúde, boa disposição, paz e um ou outro presente.
Agora, é altura de preparar o novo ano. Claro que é habitual fazer-se um conjunto grande de projectos e que, depois, não passam de boas intenções... esquecidas no dia-a-dia.

Vou esperar que esta não seja mais uma das esquecidas. Sem grandes discursos (é muito fácil encontrar informação sobre isto na net), quero lembrar que a produção de carne é responsável por 18% das emissões dos gazes responsáveis pelo aquecimento global. Os carros, camiões, aviões e outros meios de transporte são responsáveis por 13%... Faz pensar, não faz?!

E coloca nas nossas mãos essa responsabilidade, por um lado, e a possibilidade de encontrar alternativas, por outro.

Vou eleger a segunda-feira como o dia sem carne. Não estou a falar de grandes opções, de nos tornarmos todos vegetarianos ou macrobióticos, ou de irmos a correr para a rua salvar o mundo. Na verdade, aquilo a que me proponho é fácil e simples: às segundas, não como carne. Se todos fizermos isso... será muito bom.

Assim, em cada segunda-feira aparecerá aqui um post (repetido) a lembrar esse desígnio. Quem quiser seguir este projecto, faça favor de nos acompanhar. Se um dia se esquecer ou for convidado a almoçar ou jantar em casa de alguém, não seja por isso: passe o "dia sem carne" para a terça-feira!

É fácil, é simples, é importante e as gerações vindouras agradecerão! E a nossa saúde também!

4 Comments:

Mas que grande desafio nela!
Sem comer carne 52 dias fixos no ano, isso custa muito agregado aos dias em que não sabemos o que havemos de cozinhar!...
Vou ficar magrérrima e depois quero ver quem me cura.
Vou tentar aderir, eu disse tentar, já não é mau.
beijinhos
Isabel

26/12/09 18:25  

Hehehe...
Eu só carne uma ou duas vezes por semana, e muito raramente de vaca, por mim as vaquinhas estão safas...

Bjs

27/12/09 17:22  

Como muito mais carne do que peixe. Às vezes estou dias seguidos só a comer peixe. E quando como carne, normalmente é de galinha. Mas é giro fixar um dia em que não se come mesmo carne (nem vale fiambre no pão!). Tou nessa :) Beijo grande para ti e Paulinho*

28/12/09 03:05  

É uma excelente ideia, se soubesse hoje não teria comido lasanha ao almoço, mas para a semana já sei.

Cá em casa adpotamos tb outra medida, que nos tem custado bastante.

Não comemos babys, sou seja, vitela, cabrito, borrego, leitão, jaquinzinhos, petingas, frango (só comemos do campo que já são quase galos), não comemos ovos, a não ser de galinhas que vivam ao ar livre.

E ñão tem custado assim tanto, só é preciso um pouco de disciplina.

Acho que vou fazer um post sobre isto no meu blog.

Bjs.

28/12/09 13:42  

Enviar um comentário

<< Home