É só mais um bocadinho!

segunda-feira, agosto 24, 2009

Happy Birthay, Jen

Just a quick post, here at the deepest of the country, to wish you a very happy day. Kisses and hugs, Sweetie. Sangria today will be in your honor...
Beijinhos a todos aqui do Portugal profundo... quase, quase sem Net!

10 Comments:

Peço desculpa pelo comentário que vou deixar, pois vejo que hoje é dia de festa aqui no blog da Nela.

Parabéns, antes de mais, à aniversariante.


O que aqui me faz escrever é o fcto de saber que este blog é lido por bastantes pessoas que já passaram e outras que ainda passam pelo terrível percurso do cancro...

De urgência (dúvida que será tirada ainda hoje pelos médicos, mas gostaria de saber opiniões reais e mais testemunhos) deixo uma dúvida:

- uma grande amiga, quase minha filha, está com cancro nos intestinos e pulmão.
- iniciou quimioterapia há meio ano.
- esta semana teve o penúltimo tratamento, antes de terminar este ciclo, depois terá a consulta e todas as coisas para avaliar a situação.

O que se passa é o seguinte: nunca em nenhum pós tratamento ela passou tão mal fisicamente como neste, o penúltimo. sempre passou mal, como é de imaginar... Mas... Por que razão reagiu mesmo muito mal desta vez, estando na recta final? Vomitou numa quantidade como nunca tinha acontecido, enxaquecas como nunca sucederam...

O organismo reagiu tão mal e muito pior do que das outras vezes nesta fase final do "campeonato" porquê?

Tememos que algo não esteja bem... Que tenha piorado, que não seja normal apresentar agora no fim estes sintomas tão duros. Sempre passou mal... Mas era o início... Mas quase no final?


É normal?

Desculpem a pergunta, a dúvida, desculpem remexer nos baús das vossas más recordações. Mas precisava de testemunhos de quem já viveu isso, para lá das teorias médicas e técnicas que iremos ouvir hoje. É normal este cenário na fase final do tratamento? Quando iniciou os tratamentos era normal reagir assim, depois acalmou... E a uma sessão do fim: este cenário, pior que os primeiros... :(

Muito obrigada e força para todas (os).

M. Elisa

24/8/09 15:08  

Boa Tarde M.Elisa
olhe eu não sou a pessoa certa para responder,vou falar pela minha experiência como doente mas.Posso dizer que as últimas etapas são as mais complicadas com mais sintomas fisícos e até psicológicos. Fisícos porque porque o nosso organismo vai ficando cada vez mais "envenenado" de quimícos daí vómitos, mal estar geral, dores cabeça, enjoos, etc...depois cada caso é um caso!
Psicológico porque ao nos encontrármos mais debilitadas estamos mais sensiveís e vamo-nos um pouco mais abaixo e aqueles que sempre estiveram perto de nós têm um papel mais forte neste momento, porque estamos lá em baixo e têem que nos puxar para cima!
Espero que tenha ajudado!
Beijinhos e as melhoras da sua Amiga



Parabéns Jen
Desejo muitos anos de vida e muita saúde para todos vós!
Beijinhos

24/8/09 15:31  

Congratulations Jen. I wish you the best!

E continuação de boas férias! Bjs

24/8/09 16:28  

Congratulations Jen!!!!!!!!!
Have an happy bhirtday. Many kisses

Gosma.. sem rede? Boa! Não nos maces tu, e não te percas na serra.

Bjos

24/8/09 17:10  

HAPPY BIRTHDAY TO YOU...
HAPPY BIRTHDAY TO YOU...
HAPPY BIRTHDAY... HAPPY BIRTHDAY...
HAPPY BIRTHDAY TO YOU...

EHEHEHEHEHEHEHEHEHEH... JEN
KISSES, KISSES.
Natty

Ai... já fui tão feliz na Serra... da Malcata, no Marão, na Arrábida, de Monchique, da Estrela, D'aire, dos Candeeiros, do Gerês, da Freita, etc. Boas Serras Nelinha.

24/8/09 19:22  

Muitos parabéns a esta grande Mulher, que tive o previlégio de conhecer. Um beijo do tamanho do mundo para a Jen.
Para ti Gosma, espero que nem a chuva te tenha feito perder nesse fim do mundo que é tão belo.

Respondendo à questão que a M Elisa está a colocar, é tudo diferente de pessoa para pessoa. É natural que após algum tempo, o organismo começa a ressentir-se e não aguenta os tratamentos tão bem. As defesas começam a ser cada vez menos e a parte psicológica também fica muito mais debilitada.
Comigo aconteceu um pouco isso. À medida que os tratamentos se aproximavam do fim, mais difícil era de aguentar. Parece-me que está com algumas dúvidas em relação ao que os médicos possam estar ou não a esconder!!!! Não pense assim, porque ninguém esconde nada, muito pelo contrário, esclarecem o doente, assim como os familiares. Também sei que é difícil para quem está a assistir e nada poder fazer, mas é mesmo assim. Nós que passámos por estes processos, sabemos que é assim. Agora tem mesmo que dar força e acreditar em quem está a seguir a sua amiga. Se quiser conversar ou "esclarecer" mais alguma coisa, passe pelo meu blogue que tem o meu email.
Um beijo e muita força.
Cinda

24/8/09 19:23  

Aw, that's sooo sweet! LOL Thanks everyone for the birthday wishes!!! Tomorrow will be scans for Caden, so I will update when I can!

Sweetie...you are just tooooo...sweet...LOL

I hope your vacation is going well! Lots and lots of kisses!

24/8/09 23:16  

On your birthday I wish you much pleasure and joy;
I hope all of your wishes come true.
May each hour and minute be filled with delight,
And your birthday be perfect for you!

Happy birthday Jen!

Many kss to your kids, in special to Caden.

Lots of kss to you!

25/8/09 14:02  

i didn't know it was your birthday! It seams that Nela is usefull afterall (hihihi).

Lots of kisses

Para si, M Elisa, não sei responder. Por enquanto, só "perspectivo" o que me vai acontecer. Mas recomendo-lhe que procure apoio nestas "gosmas" bem dispostas e que, apesar do que possa parecer, não brincam em serviço.

Desejo-lhe que tudo se resolva pelo melhor, seja lá o que isto queira dizer (nunca se encontram as palavras certas, não é?)

Agora vcs, pestinhas: a minha pessoa, a irmã da minha alma, vai falar de mim, mas ELA está a precisar de mimos. De mts,mas mesmo mts mimos. Vá! Trabalhem! (falo-vos assim pq sou mesmo abusadora - hehehe). E não tenham dúvidas que ela me vai matar por vos ter dito isto.

Kisses, Jen. Beijinhos às "tugas" como eu.

Nicha

27/8/09 00:10  

Caras Lina Querubin, Cinda e Nicha:
agradeço a pronta ajuda e esclarecimentos, bem como os votos de melhoras para esta minha amiga, quase filha.
Os médicos são quem esclarece e informa, é claro. Mas há alturas em que se torna desanimador ouvir o habitual "é normal ser assim". Por isso vim saber de vossa justiça, pela vossa experiência.
Obrigada de coração às três e um abraço de força e boas energias para a Nicha.

Cara Cristina J:
Já lhe deixei um agradecimento em superGlamorosas, muito obrigada pela ajuda dada.

Vamos vivendo e acreditando em Deus, nos médicos e em tudo o que nos faça crer que tudo tem uma boa solução.

M Elisa

27/8/09 17:13  

Enviar um comentário

<< Home