É só mais um bocadinho!

domingo, agosto 16, 2009

Etapas...

1. Primeiro estágio - Choque e Negação: A reacção inicial ao saber o prognóstico é de choque; o doente pode recusar-se a acreditar no diagnóstico ou negar que algo está errado. Manifesta frases similares a estas: “Isto não está acontecendo”; “Não, eu não. Não pode ser verdade.”; “Deve haver um engano.”; "Não pode existir nada de errado, é só esse problemazinho, no restante estou perfeitamente saudável."

2. Segundo estágio - Raiva: O doente reage com muita raiva, zanga ou irritação ao compreender seu estado real e as consequências da doença. Frases: “Por que eu?”; “Por que não ele?”; “Porque comigo, sempre fiz o bem, sempre trabalhei e fui honesto?”; “O que fiz para merecer isso?”; “Porque Deus fez isto comigo? "

3. Terceiro Estágio - Negociação: Aqui o doente já admite a existência da doença e pode tentar negociar em busca da cura. São comuns as tentativas de acordos, barganhas ou promessas a Deus. Frases: “Se Deus me curar, dedicarei minha vida toda a Ele”; “Se Deus me curar, vou ajudar os pobres.” “Deus, ajude-me a viver mais alguns anos, até os meus filhos estarem mais independentes e não precisarem tanto de mim.”

4. Quarto Estágio - Depressão: O doente pode mostrar sinais depressivos importantes: desânimo generalizado, inquietação, alterações do sono, perda de apetite, desesperança, etc. Frases: "Eu não consigo enfrentar isto.”; “Não posso fazer minha família passar por isto.”; “O que será de mim?”; “Eu falhei.”

5. Quinto Estágio - Aceitação: O doente compreende que a doença é inevitável e aceita seu destino. "Estou pronto.".

Pelo menos, é o que dizem os livros…
________________________________
"O limitado não pode compreender o ilimitado; portanto, o homem, que é limitado, não pode conhecer Deus, o Ilimitado. Ou, mais exactamente, ele não pode conhecê-l’O enquanto permanecer fora d’Ele. Ele só O conhecerá quando entrar nessa imensidão, se fundir com ela e fizer parte dela. Enquanto uma gota de água está separada do oceano, não pode conhecer o oceano; mas, quando ela volta ao oceano, já não se pode separá-la dele, ela tornou-se o oceano, conhece-o. Vós direis: «Mas o homem está no Universo, faz parte dele, não está separado desse ilimitado, desse infinito que é Deus.» Sim, mas ele não tem consciência disso. E, às vezes, até é conscientemente que se separa de Deus para viver a sua vida pessoal, apartada da consciência cósmica, e depois declarar que Deus não existe. Portanto, se quereis conhecer Deus, deveis fundir-vos conscientemente n’Ele, perder-vos n’Ele. Vós conhecê-l’O-eis porque vos tornareis Ele, sereis Ele."
Omraam Mikhaël Aïvanhov

11 Comments:

Interessante mas comigo foi diferente, talvez por ter convivido com a doença. Passei logo para o estádio 5 com alguma sede de vingança à mistura (sã, claro).


Boa semana e um bj especial para a Nicha de olhos lindos.

VandaR

16/8/09 21:23  

Pois eu sou mais "banal". Acho que a médica se enganou e espero pelo telefonema dela, mas assustada. Assustada só porque respiro mal quando entro em "stress".

Obrigada por teres posto estas fases. Acabei por descobri-las hoje num livro do Manuel Domingos.

Seja o que for (negação, realidade menos dura, realidade muita dura...) vamos "passar para além da Taprobana, não é?

Adoro-te, Irmã da minha Alma. Que seremos sempre irmãs de alma... claro...

Nicha

17/8/09 02:35  

Não sei se segui todas essas etapas.
Foi tudo muito rápido. No dia em que soube os resultado do exame, a minha filha não me deixou pensar em nada. Contei-lhe e na sua inocência de menina (13 anos, encontrou logo a solução, à qual me rendi.
Aqui estou eu a seguir o seu conselho.
Bjs a tod@s.

17/8/09 11:01  

Olá a todas!
Eu acho que passei por todas essas etapas, na 1ª achei que realmente alguma coisa não estava bem e insisti com os exames mais conclusivos. 2ª A Raiva e o porquê EU passei por ela já tinha tido a minha dose e achava que não era merecedora de mais uma prova!
3ª Pensei com a ajuda de Deus e daqueles que AMO pois não estou sózinha nesta batalha vou VENCER!
4º É angustiante a espera para a operação, aquela série de exames antes de tirarem o bicho dentro de nós.O ficar alheia a tudo e todos!
O dizerem que vai correr tudo bem nós agradecer-mos e pensar-mos o que ainda nos falta até estarmos bem...
5º a aceitação foi logo após a confirmação com resultado da Citologia e seguidamente a Biópsia. Assinar papeís para a operação e fico escrito no meu relatório: A doente está lúcida e cooperativa :).
Foi assim que decidi encarar a doença!!!!
Depois lá vem a quimio que não foi nada fácil...vacilamos um pouco em determinadas alturas mas existe sempre alguém que nos levanta!
E mais tratamentos dependendo do tipo de cancro. Mas no final disto tudo temos que nos agarrar a alguém Superior a nós porque as nossas forças vêm de algum lado, sermos muito mimadas :) ter força, acreditar e ter muita ESPERANÇA!

Para todas que estão agora a passar por isso desejo de coração para encontarem tudo isto que aqui escrevi e juntem-se a este grupo de Guerreira!

Nicha contamos contigo ;) vais ser mais uma de nós!
Beijokas para todas em especial á Nicha ihihihihhi é ela adora que tem que receber o miminhos ;)


PS- Se não entenderem alguma coisa do que escrevo a Nela que faça tradução que ela já conhece as minhas trapalhadas escritas :p

17/8/09 14:17  

PS- não disse?
adora= agora
grupo de Guerreira= Guerreiras
o miminhos ;)= os miminhos

E falta dizer que a Nicha julgo eu...ainda está na 1ª fase e esperamos pelos resultados.
Quem sabe se poderá não ser nada! :)

17/8/09 14:24  

Pois estou nessa fase sim. Acho que há um erro nos exames que já fiz. O último relatório, único com uma linguagem minimamente "compreensível" (os anteriores deviam estar em servo-croata, ou coisa que o valha), pode ter sido trocado, por exemplo.

Quem sabe? Beijinhos e obrigada a todas.

Nicha

17/8/09 16:24  

Da primeira vez que fui confrontada com a doença, passei da 1ª para a 5ª.

da segunda vez, saltei a 1ª mas corri as outras todas.

Da 3ª, já batida nisto, abracei a raiva e a depressão, para no final dizer, bora lá combater isto de vez.

beijos

17/8/09 16:50  

Realmente são todas umas Mulheres de Força


Beijos GORDOS para a Nicha
És uma fofa,linda
Gosto de ti

BJFS a todas

17/8/09 20:40  

olaaaa
posso dizer que do 1º passei para o 5º, ainda bem :)
parabéns pelo blog

beijos

18/8/09 00:12  

*****

Cada vez me sinto mais limitada em tudo.
Sei que a gota que represento teima em continuar a balancear... Sem coragem de me lençar no Oceano...
Eu acredito no Oceano!
Em que estado estou na doença do meu marido? A doença é dos dois, e a nossa partilha... já passei da raiva, esperava-a... continuamos à espera do veredicto... mais de 50% de certeza!
Não, não vou fazer promessas!
A decisão é d´Ele.
Eu aceitarei.
A minha raiva virá depois...
Ele, Vitor, é a minha força e sem ele é queda no abismo ou terei coragem de pingar para o Oceano????

Que dizer à Nicha?
É viver hoje... pode ser engano de diagnóstico... e pensar que há saída para anular a doença...
Depois dos exemplos destas nossas amigas é mais fácil acreditar.
Mas são horinhas muito xatas... não tapemos o sol com a peneira...
Mas dizendo contigo:
"Vamos passar para além da Taprobana"... Não é?
laura

18/8/09 12:12  

Beijocas a todas.

18/8/09 16:39  

Enviar um comentário

<< Home