É só mais um bocadinho!

quinta-feira, julho 30, 2009

Risco de cancro cai para metade com 30 minutos de exercícios por dia

Estudo defende que a prática de exercício físico por pelo menos 30 minutos por dia não só previne o desenvolvimento de doenças cardiovasculares como reduz para metade o risco de cancro.A pesquisa, publicada recentemente pelo "British Journal of Sports Medicine", indica que, quando uma pessoa pratica desportos de média ou alta intensidade, o consumo de oxigénio aumenta e ajuda o corpo a combater diversos tipos de doença, entre elas o cancro. Para chegar a essa conclusão, uma equipa de investigadores das universidades finlandesas de Kuopio e Oulu acompanhou por quase 17 anos os hábitos de vida de mais de 2.500 homens adeptos de práticas desportivas e que tinham entre 42 e 61 anos de idade. Do total dos participantes do estudo, 181 morreram na sequência de algum tipo de cancro. Os mais frequentes foram de pulmão, próstata, cérebro, na região gastrointestinal e os linfomas. Ao longo da pesquisa, os cientistas estudaram os hábitos desportivos dos voluntários para determinar, em unidades metabólicas (MET), qual a quantidade de oxigénio consumida durante a prática de exercícios segundo a intensidade do mesmo. Ficou constatado, por exemplo, que a quantidade de oxigénio consumida numa caminhada normal, numa caminhada acelerada e durante o nado é de 4,2 MET, 10,1 MET e 5,4 MET, respectivamente. Em média, a quantidade de oxigénio consumida por todos os voluntários nos seus exercícios era de 4,5 MET, dedicando 66 minutos a actividades físicas. No entanto, 27% deles não dedicavam meia hora de seu dia à prática de desporto. Com esses dados, os investigadores concluíram que um aumento de 1,2 MET na quantidade de oxigénio consumida durante exercícios reduz os riscos de cancro, especialmente de pulmão e na região gastrointestinal. Durante o estudo, os cientistas avaliaram outros factores exógenos, como a idade, o consumo de álcool e tabaco, a alimentação e o índice de massa corporal.
Fonte: http://saude.sapo.pt/

6 Comments:

Uma beijoka de saudades...

31/7/09 15:43  

Também uma ÓPTIMA informação Nelinha. Beijinhos grandes e bom fim de semana.
Natty

31/7/09 19:15  

Olá,

São sempre interessantes estas informações.

Bjs

2/8/09 11:12  

Não venho muito ao blogue das meninas do cancro da mama, é um verdade. Mas não me esqueço dele e da querida amiga Nela.Em tempos escrevi um texto neste blogue sobre a vida de uma amiga munha que continua a viver em mim e naqueles que a amam.
Lembram-se de mim? Também não é importante. A Nela, mandou-me um mail sobre algo que está a acontecer nos dias de hoje com infectados pelo VIH/SIDA. Esse email deu origem a um post e esse post a comentários. Entre os comentários está o da Nela. E é esse comentário que deu origem a que eu cá viesse.
Agradecer a sua gentileza (que é comum ela ser assim) e viver um sonho que partilho consigo.
"O homem pode também ser o seu melhor sonho"
Beijos e as meninas que estiverem curiosas sobre tão belo escrever que vão ao "sidadania" e leiam o post e em especial o teu comentário :)
Beijos para todas.

3/8/09 14:42  

Mais uma posta de pescada.
Um pedido. Posso publicar este poste sobre o exercicio fisico no INFOSIDA ? É pura informação útil na prevenção e enquadra-se lá.
Aguardo deferimento deste requerimento com uma resposta em alto estilo. Nem outra coisa seria de esperar.
Beijos

3/8/09 14:54  

R2X, claro que podes publicar!

hehehehe, agora as meninas vão ficar curiosas para saber que pérola de sabedoria é que eu escrevi no Sidadania...

Obrigada. Beijinhos

3/8/09 15:17  

Enviar um comentário

<< Home