É só mais um bocadinho!

quarta-feira, maio 21, 2008

Detectar cancro com análises ao sangue

Um simples teste sanguíneo pode permitir detectar o cancro do pulmão nos primeiros estados do seu desenvolvimento com uma precisão sem precedentes, segundo um estudo apresentado segunda-feira.
Este teste baseia-se mais nas assinaturas genéticas do cancro nas células dos glóbulos brancos do paciente do que nas marcas químicas do tumor no seu sangue, explicou em comunicado Anil Vachani, da Universidade da Pensilvânia, principal autora deste estudo.
«Descobrimos que os tipos de genes presentes nessas células (do sistema imunitário) poderia indicar se o cancro está ou não presente», acrescenta.
Para verificar a fiabilidade deste teste, os investigadores recrutaram 44 pacientes com cancro do pulmão nos primeiros estados e um grupo de controlo de 52 pessoas, comparáveis em termos de idade, sexo, raça, e também fumadores e não fumadores.
Os investigadores utilizaram depois um leque de características genéticas para determinar os melhores «alvos» para detectar a presença de cancro do pulmão.
Os autores do estudo determinaram que um grupo de 15 genes pode revelar a presença de um cancro emergente em 87 por cento dos casos.
Comparativamente, «um exame com um tomógrafo apenas permitiu detectar nódulos em 20 a 60 por cento dos sujeitos», afirma Vachani.
A médica realçou que a elevada taxa de falsos resultados positivos dos testes actuais obriga frequentemente o paciente a ser submetido a uma quantidade de testes suplementares, como as biopsias.
«Se este último teste sanguíneo puder ser aperfeiçoado para ser utilizado a grande escala, poderia permitir evitar todos os exames adicionais», segundo Vachani.
PortugalDiário online

6 Comments:

As análises são feitas quando há suspeitas de tumor e em pessoas de risco ou são análises pedidas juntamente com os exames de rotina, que todos fazemos?

Jinhos

21/5/08 09:35  

olá uma boa invesão.Por isto e por outras coisas é que nós vamos acreditando na medicina.

21/5/08 09:50  

Era muito bom que este teste chegasse rapidinho a Portugal. É que temos de fazer sempre tantos testes, TAC e afins que assim evitávamos expor-nos desnecessariamente a raios que são sempre maus.
Este ano lé terei de fazer os testes de despistagem novamente - RX, TAC e prova pulmonar. Era bom que até Outubro chegasse a Portugal.
Como muitos testes de despitagem quase de certeza que devem ser feitos apenas a pessoas com historial na família ou com suspeitas de alterações nodulares. A ver vamos mas é muito positivo estarem sempre a fazer novas descobertas.

21/5/08 14:05  

E além de tudo isso é pouco invasivo, o que é sempre bom.

Bjcs menina Nela!

21/5/08 15:27  

*****

É o que eu digo: "D´hora a hora Deus melhora!"

Enquanto esperamos uma fofoca:

"Sabem que umas "safadinhas" se vão encontrar numa praia do Norte?)
Coitadas vão apanhar banho de chuva.....

Com amigas destas, não precisamos de...

Portem-se bem, para não me envergonharem.
laura

22/5/08 13:57  

Olá miga, olha dorme descansada não precisas regar a horta por esta semana está regada e bem,fogo tanta chuva!!!! bjs e descança.

22/5/08 18:44  

Enviar um comentário

<< Home