É só mais um bocadinho!

segunda-feira, Fevereiro 27, 2006

Radioterapia

75 Comments:

O segredo é muito creme: Biafine. Sempre!

1/3/06 18:26  

Não pretendo dar nenhum conselho, mas unicamente compartilhar a memória da minha experiência com a radioterapia.
É evidente que cada pessoa reage de forma diferente à radio, sendo que o surgimento e a intensidade dos efeitos decorre ou pode decorrer da dose do tratamento, da extensão da área irradiada, do tipo de irradiação e do aparelho utilizado.
Há 7 anos fiz 30 sessões de radioterapia e segui rigorosamente todas as instruções que, previamente, me foram dadas pelo especialista, nomeadamente:
- os cremes a utilizar diariamente na área irradiada;
- lavar apenas com água e limpar (sem esfregar) com uma toalha macia;
- não utilizar loções, talcos, desodorizantes, perfumes ou outras substâncias agressivas na área de tratamento;
- não abusar de água muito quente ou muito fria e não fazer sauna;
- usar roupas de preferência largas e de algodão;
- não utilizar nenhuma substância sobre a pele sem autorização e conhecimento médico porque podia alterar a reacção da radioterapia.
Senti alguns efeitos secundários, nomeadamente reacções da pele, muito cansaço e fadiga e alguma perda de apetite associada à ligeira perda do paladar. Recordo-me que esses efeitos não foram imediatos e surgiram sensivelmente após 12/15 sessões de tratamento e duraram algum tempo após terminado o mesmo.
Reacções da pele - apesar da aplicação diária dos produtos recomendados (cremes gordos específicos) a sensação era desagradável e muito desconfortável, associada à comichão e levaram algum tempo a desaparecer. Quando o tratamento terminou, a mama estava bastante escura, ou melhor, muito bronzeada (e nunca queimada ou em ferida como muitas vezes já tenho ouvido).
Cansaço e fadiga - quase que me arrastava e não entendia, uma vez que não fui alertada que essa situação poderia ocorrer. Mais tarde foi-me explicado por uma médica amiga que era motivado pelas radiações, bem como pelos efeitos das anestesias das cirurgias e à própria tensão relacionada com a doença. De preferência deve-se fazer o que na altura não fiz, ou seja, reduzir o tempo de trabalho e as actividades e procurar descansar o mais possível.
Perda de apetite e paladar - tinha perda de apetite e o sabor dos alimentos alterados e por isso comia apenas coisas leves e bebia muitos líquidos, principalmente leite e sumos porque não me apetecia mais nada. Estes aspectos normalizaram uns tempos depois de terminado o tratamento. Desconheço se acontece em todos os casos, mas desde essa altura a minha análise de fosfatase alcalina tem sempre um valor inferior aos valores de referência.
Vim a saber há relativamente pouco tempo que a questão alimentar é muito importante em doentes oncológicos que têm de se submeter à radio ou quimio e pode ajudar a minimizar alguns efeitos secundários. Conheço uma especialista em nutrição que fez e continua a fazer um trabalho importante com doentes oncológicos e que precisamente pelos resultados inovadores alcançados e que tiveram repercussão mundial foi distinguida com um importante prémio internacional. Trata-se da Dra. Paula Ravasco, da Unidade de Nutrição e Metabolismo da FML distinguida com "The Eminent Scientist of The Year 2004".
Ainda hoje continuo a ter todo o cuidado e atenção com a zona irradiada pondo sempre muito creme gordo diariamente. Tenho também muito cuidado com o sol e protejo a zona com écran total.
Estes são alguns dados da minha experiência que espero que sejam úteis.
Manuela, um grande beijinho para si e desejo que corra tudo bem.
MSV

7/3/06 11:18  

Excelente colaboração MSV!
E muito obrigada pela partilha.

Devo dizer que fico muito feliz por este blog estar a começar a cumprir o seu objectivo. Ou seja, ser um espaço de troca de estados de alma e uma plataforma de exposição de eperiências pessoais naquilo que pode efectivamente ajudar quem está, neste momento, a lidar com os detalhes da doença e dos tratamentos.
Falou acerca de alguns pormenores alimentares poderem fazer diferença na reacção à radio ou quimio. Devo dizer que ando a ser seguida por uma médica homeopata que me aconselhou vivamente (o termo mais correcto é proibir...) a não ingerir nada que possa alterar os valores hormonais (uma vez que o tumor tinha essa origem), a saber: nada de soja, frango, peru, pato ou outro animal que possa ser injectado com hormonas, seus derivados como manteiga, leite, iogurtes, etc... Nada de gorduras.
Gostaria de saber mais alguma coisa sobre o trabalho desenvolvido pela Dra. Paula Ravasco, caso tenha acesso a essa informação.

Quero só acrescentar que um dos propósitos deste blog também é ajudar e apoiar efectivamente e presencialmente quem necessite. Como? Estando presente em momentos difíceis quando alguém não tem um ombro onde se apoiar, se necessário. No prefácio deste blog, falei na nossa "mesa de café". Quero reforçar que essa mesa pode ser real e não virtual. Fica aqui o convite!
E obrigada do fundo do coração.

7/3/06 11:50  

Este comentário foi removido por um administrador do blogue.

8/3/06 17:49  

Manuela,

Realmente como diz o meu médico cada caso é um caso e cada pessoa reage de maneira diferente.
No período em que fiz radioterapia, e tal como a MSV também fiz 30 sessões, não tive as mesmas reacções que ela.
Realmente fiquei com a zona das irradiações muito mais bronzeada mas segui sempre todas as indicações dos técnicos e nunca tive qualquer problema de queimaduras.
Durante esse período sentia-me realmente mais cansada do que habitualmente, mas foi a única alteração que tive.
Não tenho qualquer recordação de ter tido perda de apetite ou de paladar.
O importante é seguir o aconselhamento dos técnicos.
O contributo e as informações dadas pela MSV foram óptimos. Eu não tinha conhecimento da Dra. Paula Ravasco mas fiquei com imensa curiosidade em a contactar.
Manuela vai tudo correr bem de certeza. Vou tentar manter-me em contacto para continuarmos a poder partilhar experiências e dar apoio a quem dele precisar.
Um beijinho

Isabel

8/3/06 17:52  

Olá Isabel,

Ainda bem que voltou... Já pensava que tinha saído de contacto.
Por enquanto, está tudo a correr bem e assim vai continuar, com certeza.
Isabel, não a conheço, mas a minha intuição diz-me que posso contar consigo para este projecto. O que lhe pareceu a minha ideia de tornar este blog num grupo de apoio não virtual? Já ouviu falar de um grupo chamado "Friends in deed"? Dá apoio a pessoas com cancro (algumas em fase teminal). Se quiser pesquisar, veja neste link:

http://www.friendsindeed.org/

Obrigada e até sempre

8/3/06 18:34  

Olá Manuela,

Estive realmente ausente durante um tempo mas voltei e cá continuarei para dar todo o apoio que for preciso.
A sua ideia de tornar o blog num apoio não virtual parece-me óptima.
Uma coisa é escrevermos outra é darmos a cara e penso que o apoio não virtual é muito mais importante pois sentimos alguém ao nosso lado e não tantas palavras sem rosto.
Depois do que me aconteceu fiquei cheia de vontade de fazer voluntariado mas por questões profissionais não tinha muita disponibilidade. Agora que tenho mais tempo para mim voltei a pensar em reparti-lo com quem realmente precisa. Sem ter procurado veio-me ter às mais um folheto de uma organização que se chama Amigas do Peito da qual eu já faço parte.
Este grupo é formado por mulheres com uma história de cancro de mama e que pertencem ao serviço de saúde dos empregados bancários e seus familiares.
Este grupo reune-se uma vez por mês, trocamos experiências e informação dando ao mesmo tempo apoio a quem aparece e precisa.
No entanto, isto não invalida a minha colaboração noutro grupo que possa existir. Assim, pode contar comigo para avançar com esta ideia.
Não conheço o site de que me fala mas vou já pesquisar.
Um beijinho e continuação de boa recuperação.

Isabel

10/3/06 12:30  

Isabel,

Seria possível dar-me mais informação sobre as "Amigas do Peito"? Local, telefone de contacto, página na Net, qualquer coisa...
E obrigada

10/3/06 15:29  

Acabei de ver esta noticia que certamente interessa a todos:
Nova molécula é capaz de eliminar células cancerosas:

"Cientistas norte-americanos criaram um composto químico que causa a morte das células cancerosas sem danificar as células normais, indica um estudo hoje publicado na revista Cancer Research.

Trata-se de uma molécula, conhecida como ARC, que também tem capacidade para inibir a formação de vasos capilares nos tumores, segundo os autores do estudo, todos investigadores da Universidade de Illinois.
Os cientistas descobriram o ARC numa análise de mais de 2.000 compostos capazes de inibir um passo chave no ciclo celular. Estudos anteriores já tinham indicado que o bloqueio desse passo desencadeia a apoptose, ou «suicídio» das células cancerosas.

Ao serem tratadas com ARC, entre 50 e 70% das células cancerosas sofreram apoptose passadas 24 horas, enquanto que as células normais ficaram incólumes.

«Os nossos resultados sugerem que embora induza a morte celular nas células tumorais de modo muito eficaz, o ARC só causa um bloqueio do ciclo nas células normais», afirmou Andrei Gartel, professor de genética molecular e director do estudo.

«Isto dá à ARC uma importante vantagem como medicamento potencial contra o cancro, porque muitos dos medicamentos utilizados na actualidade também são tóxicos para as células normais», acrescentou.

O cientista referiu que o ARC induziu apoptose em linhas celulares de cancro da mama, do cólon, gástrico e hepático.

«Uma possível razão do efeito do ARC na morte celular será que essas células dependem da protecção de certas moléculas para sobreviver e quando estas se reduzem, devido ao tratamento do ARC, as células cancerosas entram em apoptose», adiantou.

«Cremos que o ARC tem potencial como fármaco contra o cancro. É um composto que induz a morte celular nos tumores, mas não nas células normais», afirmou. «Já começámos a explorar as suas possibilidades contra toda uma gama de diferentes tipos de tumor».

Diário Digital / Lusa

15-03-2006

15/3/06 13:35  

Olá

Também vi agora mesmo, no site do PortugalDiário. Boa! Quem quiser ver o artigo original do Prof. Andrei Gartel pode ir a:
http://www.uic.edu/com/dom/hepatology/gartel.html

Até depois

15/3/06 14:01  

Já acabou! Já acabou!
Boa...

14/4/06 20:51  

Congratulations Manuela!

20/4/06 01:00  

Desejo as melhores felicidades à Manuela à Isabel e a todas as mulheres que enfrentam esta(e outras) situações.
Do fundo do coração muito obrigada pela ajuda.Eu vou ter que fazer quimio e radio.Alguém pode dar mais uma ajuda no que diz respeito à quimio?

9/5/06 13:18  

Não posso dizer nada relativamente à quimio, felizmente.
Mas quero desejar que tudo corra o melhor possível, com resultados positivos visíveis e sempre que precisar de um ombro para pousar a cabeça ou de alguém com quem partilhar o que quer que seja, conte comigo.
Agora parece muito, mas vai ver que é só mais um bocadinho!
Vou tentar saber de sugestões para levar os tratamentos da forma mais leve possível. Eu sou seguida por uma médica homeopata que é "especialista" em situações de cancro. Se achar útil, posso dar-lhe o contacto.
Um beijo e força!

10/5/06 11:34  

Também eu passei por uma situação dessas (ainda estou a passar, não é?) e digo que a melhor arma é mesmo a prevenção.
Beijinhos e boa saúde

25/5/06 08:22  

Ola!
chamo-me silvia tenho 17 anos e frequento o 12 ano do ensino secundario.
uma das 5 disciplinas que tenho e Area e Projecto em que nos e proposto apresentar um tema e trata.lo n so por arte da biologia mas tambem da quimica. o meu grupo escolheu sobre doenças e dentro das doenças eu escolhi o cancro da mama, porque sempre gostei de me informar mais sobre o assunto. assim começei a minha pesquisa e encontrei o flog, e tive a ler e gostei da ideia do o terem criado, uma forma de as pessoas nao sentirem inseguras nem medo nestes momentos.
uma das ideias que tinha para este trabalho era recolher opiniao de pessoas que tenham passado por casos assim ou que ainda o estejam a viver.
pensei que me poderiam ajudar, caso aconteça gostaria que me dissesem lgo ou no blog o no mail natu_reza_hotmail.com.
agradeço a compreensao e espero nao estar a incomodar.
um beijo para todas e mita força para isto tudo!

9/10/06 23:23  

Olá Sílvia,

Obrigada pelo teu interesse. Estou completamente disponível para te ajudar com o trabalho. O endereço que indicas não está correcto. Será natu_reza@hotmail.com ?
Respondi para lá, mas não tenho a certeza.
Depois diz, sim?
Um beijinho

10/10/06 21:33  

Senhoras tremi quando li, "muito creme". Acredito que todas sao pacientes super-cuidadosas, mas nunca é demais lembrar, que nao se deve por creme na mama quando se vai efectuar a irradiaçao. O creme actua como bolus, e pode puxar a dose à pele.

14/11/06 22:52  

Ola a todos, o meu nome e vitor tenho 33 anos e sou vitima de cancro a nivel nasal e pescoco, iniciei os tratamentos de radioterapia e quimioterapia a 2 setembro de 2007, durou 7 semanas com 3 sessoes de quimio e tive de levar uma sonda directamente na barriga para me alimentar ao fim de cerca de 3 semanas, fui informado em janeiro de 2008 que os tumores no pescoco estavam activos, fui operado em fevereio a ambos os lados do pescoco no qual me foram removidos os musculos frontais de ambos os lados a operacao durou 8 horas, na operacao foi feita uma biopsia ao nariz que me foi informado que ainda permanecia celulas cancerisnas activas, fiz entao uma terapia foto-dinamica (por laser) ao nariz, o que me obrigou a viver no escuro durante um mes devido ao liquido que nos e injectado, foi-me dito que os tumores no pescoco foram totalmente removidos. Agora so no proximo dia 1 julho de 2008 vou fazer uma biopsia ao nariz para saber se ja esta removido ou nao.
Neste momento tenho o pescoco mais estreito e pouco funcional mas faco fisio-terapia para remediar o que for possivel.
Devido a radioterapia perdi quase a totalidade da saliva, quanto ao paladar ainda nao recuperei o doce, os dentes apesar de os lavar constantemente e aplicar fluor estao muito sensiveis junto as gengivas e nao consigo engolir alimentos solidos sem despejar no minimo uma garrafa de agua de 1,5 litros e os ouvidos foram tambem afectados.
Perdi 40 kilos, comecei com 98kg e actualmente tenho 60kg.
A minha pergunta e se alguem ja passou por este tipo de cancro e se teve alguns dos sintomas, nomeadamente a perda de saliva e paladar, se estas voltam na totalidade e ao fim de quanto tempo voltou.
Ja se passou quase 9 meses desde que terminei a radioterapia e o paladar nao voltou na totalidade e a saliva tambem nao.
Todo o meu tratamento foi feito no instituto de cancro de Amesterdao na Holanda.
Obrigado desde ja por lerem este comentario.

vitor faria (Almere - Holanda)

25/6/08 21:57  

Olá Vitor. Obrigada pelo seu comentário. Deu para ver que passou um bocado bem duro. Espero, do coração, que o próximo teste diga que está livre de células cancerígenas.
Quanto ao que pergunta, não tenho conhecimentos específicos da área de cabeça e pescoço, mas tive um amigo com um cancro na laringe que perdeu o paladar e a saliva durante uns tempos e recuperou. No entanto, vou imprimir o seu comentário e levar a duas enfermeiras de oncologia para as questionar. Depois volto aqui para lhe dar a resposta. Se quiser contactar por email: lahynaluz@gmail.com

Até breve e passo a passo vamos construindo a cura.

26/6/08 09:49  

Vitor,

Já entreguei o seu comentário às minhas amigas e a resposta que foi obtida é a seguinte:

"As alterações que o Vitor aponta devem-se aos efeitos da radioterapia, a saber a perda da saliva (cujo nome técnico é xerostomia) e do paladar. Em relação à xerostomia a recuperação possivel e esperada dá-se na sua maioria no primeiro ano (cerca de 80%), e dado que o nosso amigo já tem 9 meses de intervalo após o termino da radioterapia, isto quer dizer que a recuperação que ele veio a sentir será mais ou menos a recuperação máxima; no segundo ano espera-se apenas 20 % da recuperação possivel. Existem no mercado produtos que são mais ou menos caros e que não têm grandes resultados: o gelcler (um gel que retem por mais tempo a mucosa oral húmida) e uns comprimidos que se tomam 3 vezes ao dia na quantidade de três - SST). Outras formas de minimizar a xerostomia são beber pequenos goles de àgua de 10 em 10 minutos ou aplicar vaselina liquida na mucosa oral (espalhando com o dedo).
Em relação ao paladar a recuperação esperada também é semelhante à da xerostomia, as papilas gustativas ficaram lesadas e agora parecem estarem como que entorpecidas, o sabor do doce e do salgado não voltarão a ter o sabor de antes, os sabores tornam-se semelhantes, embora nestes extremos se consiga diferenciar diferenças."

Espero que tenha ajudado. Fique sempre à vontade para perguntar o que quiser e falar de si.

Mais uma vez, desejo que os testes do próximo dia 1 tenham os resultados que deseja.

Até breve

27/6/08 21:46  

Boa noite, tenho 23 anos e na semana passada foi-me diagnosticado cancro da tiroide, estou cheia de duvidas!
Sei que este blogue é destinado ao cancro da mama, mas se me puderem ajudar gostaria de saber se em portugal existem clinicas privadas para fazer radioterapia ou se ha apenas o IPO? Obrigada

28/10/08 00:38  

Olá "Anónima da tiróide", este blog foi construido para funcionar como um forum de cancro de mama, mas acabou por ser, felizmente, um forum sobre a vida e a amizade. E por isso, é bem vinda.

Antes de mais, gostaria de dar uma palavrinha de tranquilidade e serenidade: um cancro na tiróide é uma situação com sucesso garantido. Claro que o maior sucesso é não ter que lidar com uma doença destas, mas com os tratamentos e eventualmente cirurgia, daqui por uns tempos tudo parecerá melhor e estará, efectivamente, melhor.
Eu também pertenço ao IPO e fiz a radioterapia fora porque estava muito atrasada lá. Fiz na Clínica Quadrantes, em Carnaxide. Mais concretamente no Centro Oncológico Dra. Natália Chaves. Têm um tratamento impecável e cobram em proporção...
Se quiser contar mais coisas do seu caso, esteja à vontade e faça todas as perguntas que quiser. O máximo que pode acontecer é não saber responder e ir tentar averiguar junto de técnicos.

Até breve e tudo a correr pelo melhor.

28/10/08 08:58  

bom dia, o meu nome é rita, tenho 32 anos e foi-me diagnosticado cancro da mama.

Toda a minha vidinha e planos inicialmente foram postos em causa!

hoje encaro esta doença como 1 desafio e mais 1 experiencia de vida, nem ponho em causa nao ficar curada!

Fiz recentemente 1 mastectomia radical, com esvaziamento dos ganglios, o que me condiciona o braço, mas estou a recuperar!

Amanha vou saber o resultado do que foi retirado, e quais os tratamentos que vou fazer seguidamente, nomeadamente radio quimio e hormonoterapia.

tenho andando numa busca incessante de 1 hospital que faça a congelaçao de ovulos pois sei que estes tratamentos poe em risco a fertilidade, e ainda nao sou mae.

Cheguei a conclusao que em portugal nao ha legislaçao a cerca do assunto e nao fazem este tratamn«ento.

Na alfredo da costa fazem congelamento de esperma a senhores que façam estes tratamentos mas nao a congelaçao de ovulos...

Ora se cada vez ha mais casos de cancro e cada vez em pessoas mais novas como sera possivel que nao haja 1 contrapartida a quem nao tem filhos e vai ser submetido a estes tratamentos tao dolorosos?

Vou-me mantendo em contacto convosco, partilhando ideias e experiencias!

Abraços e obrigada, rita

10/11/08 13:36  

Olá Rita,

De facto, cada vez mais casos começam mais cedo... Lamento muito o que lhe aconteceu, mas é como diz: um desafio e não há outra alternativa que não seja a cura! Custa-me muito saber de situações destas com pessoas que ainda não têm filhotes. Pode ser uma pancada minha, mas fico muito dorida com isso. Se for fazer hormonoterapia, durante uns tempos os bébés estão fora do cenário, mas não tem que ser definitivo. Isto mesmo sem congelamento de óvulos.
Vai então saber o que se segue, amanhã. Volte depois para contar, sim? Foi um dos dias mais difíceis que tive... Aquela consulta pareceu eterna e tive que esperar mais uma semana para fazerem uma nova análise. Estavam com dúvidas em relação à quimio... Valeu bem a espera: fiquei livre! Só fiz radio e faço hormonoterapia.
Imagino o que está a passar, mas deixe-me dizer-lhe que, daqui por 3/4 meses, estará melhor e daqui por 12 ainda melhor. E isto vai-se fazendo assim: bocadinho a bocadinho.
Beijinhos

10/11/08 14:19  

Minha querida nela e meus caros companheiros de batalha!

Obrigadíssima pelas palavras…

Para a semana vou a consulta com o oncologista…

O resultado da consulta com o cirurgião, na semana anterior para variar foi assustador, alias eu só estou doente quando vou aquele hospital, cá fora sinto-me bem cheia de coragem e de vida!

Em fim, o diagnóstico foi o seguinte: da “peça” que me tiraram em vez de 1 nódulo como inicialmente se pensava, eu tinha na mama 5 tumores cancerígenos de escala III, 2 tipos diferentes de cancro, sendo o maior 1 carcinoma evasivo (o que não é nada bom).
Entretanto, tinha 1 gânglio com metástase, e outro com micro metástase.

O tratamento que me vão fazer é a hormonaterapia (indução de menopausa) 2 anos, e depois castração química 5 anos no mínimo.

Vou fazer no fim rádioterapia, e começo a quimo no fim de Novembro.

O médico também me avisou que a quimo e tão corrosiva que me vai secar a veia, logo tem de me por 1 cateter – Isto esta a assustar imenso, porque só consigo dormir de lado e já não posso para 1!

Também vou fazer fisioterapia!

Vamos ver o que me diz o oncologista para a semana!

Estas são as minhas tristes novidades!

Há!!!!! Já cortei o cabelo, e detesto claro!

Em fim já desabafei, agora vou por o meu ar saudável e fresco, cheia de força e de garra porque não há tempo a perder com lamentações!

Força a todos, nos aguentamos, é 1 nova experiência na nossa vida, temos de aprender com ela, e só através do sofrimento e que se cresce interiormente!!!
Beijocas
rita
http://www.makeup-artist.blogspot.com/

16/11/08 01:29  

Olá Rita,

Há novidades dos tratamentos? Pode vir aqui sempre. Para desabafar, para contar boas novidades, novidades menos boas, pedir mimos, dar mimos, tudo!
Já espreitei o Makeup. Que jeitão que me dava amanhã... Depois conto.
Beijinhos

20/11/08 22:16  

ola Nela
Neste momento estou a meio da quimio...as veias começaram a secar... amanha vou fazer 1 cirugia para por o cateter... vamos la a ver... eu nao queria nada... mas tem de ser.
!

estou farta de ser picadinha, isto parece 1 pesadelo do qual nunca mais acordo...
1 dia heide acordar!
tenho fe e coragem
obrigada!!!

28/1/09 00:43  

As pessoas que colocaram cateter dizem que facilita muito a vida.
Só mais um bocadinho e o pesadelo fica para trás!
Força!

As coisas vão melhorar. Não é altura para desanimar. Um beijinho

28/1/09 11:02  

Olá Rita, li o seu testemunho e resolvi deixar-lhe aqui um abraço cheio de boas energias! trabalho no ipo (serviço de radioterapia) pelo que sigo de perto muitas situações semelhantes à sua!
Força e coragem! São as adversidades que nos tornam mais fortes e nos fazem saborear os bons momentos da vida! Um dia vai olhar para trás e verá que todo o esforço valeu a pena...
Sylvie

20/3/09 12:18  

minhas amigas virtuais, antes de mais obrigada por todo o apoio que me têm dado...

Ontem foi a ultima quimio que fiz!

fechei o ciclo, agora segue-se a radio e a imunoterapia 1 ano, a hormonoterapia 10 anos!

Penso que para quem passou por esta fase já aguento as outras muito bem!

sinto que subi 2 degraus!
sinto-me orgulhosa de mim própria, e tenho muito apoio e amor incondicional, ingredientes para me agarrar a vida!

depois de ver casos tão graves ao meu redor, nem me sinto em condições de fazer queixas!

obrigada minhas queridas

Rita

20/3/09 13:31  

Boa, Rita! Agora, falta só mais um bocadinho...!

Sylvie, precisamos de pessoas com conhecimento técnico para nos dar dicas, opiniões, partilhar experiência. Que bom ter vindo aqui.

Beijinhos a ambas

20/3/09 13:48  

ola! chamo-me Fábio e tenho 18 anos d idade. a minha namorada (de 19 anos de idade) está quase a acabar a quimioterapia (faltam 3 sessoes) e vai começar a radioterapia..e eu, que a tenho apoiado sempre, gostava de a poder ajudar mais. como posso fazê-lo?

20/3/09 19:05  

Fábio, a sua namorada tem cancro de mama? Se quiser e se sentir confortável, fale mais da situação dela e da sua. Sabemos que quem está perto também sofre e "vive" esta doença. Se achar bem, incentive a sua namorada a frequentar blogs ou foruns onde discutir o que está a viver.
Como é que a pode ajudar mais? Não sei. É uma aprendizagem que se vai fazendo dia a dia. Basta estar próximo e disponível para aprender. Não se esqueça dos seus próprios sentimentos. Também deve ter medo, insegurança, frustração, impotência perante o que não se controla. Partilhe sempre o que sente e dê espaço a que ela o faça. Uns dias temos esperança, outros estamos deseperados. Uns somos positivas e valentes, outros estamos deprimidas e sem vontade para lutar. É bom ter espaço para partilhar essas diferentes emoções. E isto vale para ela e vale para si.
Continuem por aqui. Obrigada por ser solidário.
São muito jovens. Isto pode ser devastador. E o Fábio está a ser muito corajoso em pedir ajuda.

Desejo-vos o melhor do mundo.

21/3/09 21:32  

Bom dia,
O meu nome é Ângela e foi-me diagnosticado um cancro na mama no dia 10/11/2008, no dia 19/11/2008, fui submetida a uma tumorectomia, neste momento estou a fazer quimioterapia (vou fazer a 5ª sessão na próxima sexta-feira), no total são seis, após a quimioterapia, vou fazer 25 sessões de radioterapia e estou a pesquisar os efeitos secundários.
Alguém me pode dizer que tipo de soutiens aconselham a usar durante o tratamento de radioterapia? E já agora o cabelo após a quimioterapia cresce rápido?
Beijinhos

25/3/09 11:04  

Olá Angela,

Que bom ter aparecido...! Durante a radio, o melhor é não usar soutien. É mais confortável. Se tiver o peito grande e for incómodo não ter soutien, o melhor é comprar daqueles muito simples de algodão. Só algodão.

O cabelo cresce rápido, forte e, quem sabe, encaracolado. Eu não fiz quimio, mas vejo as amigas a ficarem cheias de caracolitos e depressa.

Teve muitas reacções à quimio? Ponha muito Biafine na pele para a preparar para a radio. camisolas de algodão, largas, beber muita água, descansar muito.

Beijinhos

25/3/09 11:11  

Olá Nela
Que rápida resposta  Muito obrigada pelas dicas!
O meu cabelo já era encaracolado, será que vai ficar tipo carapinha? Lol (claro que isso é o que menos importa!)
A quimio está a correr bem, mas nas últimas que fiz, senti um cansaço maior, do que nas primeiras… faz parte! Tenho muitas dores no braço onde me é administrada a quimio, tenho algumas dificuldades em mexê-lo e tudo.
Esqueci-me de referir, a título de curiosidade, estou a ser seguida no IPO de Coimbra e após a radioterapia vou fazer um tratamento hormonal que em ralação ao qual ainda tenho algumas dúvidas, mas irei esclarece-las na próxima consulta…
Faço sempre uma lista de dúvidas, porque se assim não for… chego lá e esqueço-me de tudo!.
Estou com algum receio, de trabalhar durante o tratamento de rádio, toda a gente fala em descanso, muito descanso. É que ainda não referi que, quando me foi diagnosticado o cancro, estava no meu novo emprego há uma semana, foi tudo muito difícil, de repente tive que faltar alguns dias e embora tenha tido a compreensão da entidade patronal, foi muito complicado gerir tudo isto, aliás ainda está a ser… enfim!!!

25/3/09 11:39  

Boa tarde,

Será que alguém já teve sintomas idênticos aos da menopausa?

26/3/09 14:18  

Hihihi
TODAS, Ângela, todos temos sintomas de menopausa, estejamos ou não nessa fase...
Vai-se aprendendo a viver com eles... mais ou menos...

26/3/09 14:26  

E os sintomas não passam com o tempo? Eu só tenho 35 Anos...

26/3/09 15:12  

Boas!
Acabei de fazer a minha 5ª sessão de quimio, só falta 1... Não vejo a hora de tudo isto acabar... Já faltou mais...

Beijinhos

27/3/09 17:59  

Ola SYlvie!!!!
obrigada pelas suas palavras! estou a ser atendida no Hospital de S. Jose, mas necessito ir a oncologia, para ver se arranjo 1 protese de tecido!!! sera que posso ir ter consigo, para conversarmos?
rita


Ola Angela, tenho estado a acompanha-la e so agora me foi possivel responder...

Estou mt proxima de si em determinados aspectos:

o meu cancro foi diagnosticado em setembro e fui operada em outubro, mas eu fiz mastectomia radical e esvaziamento gangliar, o que me condiciona para a vida.

Entretanto a Angela tem 35 anos e eu 32!

Também ja estou na menopausa, e com mtos calores e afrontamentos, o medico diz que vai estagnando....vou fazer 10 anos disto e penso que vai ser mt dificil ter filhos!

Tambem fiz 6 sessoes de quimio, mas sofri mto com os efeitos!Alem do mais inchei muito ao ponto de nao poder andar, e tenho mais 14 kg!
As veias secaram e foi exatamente para nao ficar com o braço assim que tambem tive de por 1 cateter!

Agora vou a consulta de radioterapia, e claro q vou usar sotia.. como saio a rua so com 1 mama? o que me disseram foi para por 1 t-shirt de algodao em cima do corpo e o sotian em cima da t-shirt!

vamos la a ver!

Angela muita força, pq agora temos de nos dedicar somente a cura!

temos de parar para pensar o que representa realmente a vida!!!

Angela se tiver messeger podiamos conversar mais!
Aqui fica mais 1 site:
http://www.jovemcomcancrodamama.com/

Abraços a todas

28/3/09 09:43  

Olá Rita,

Muito obrigada pelo o interesse...

O seu caso também me chamou bastante a atenção... e já agora aproveito para informar que também sou Rita :-), mas como já tinha lido os seus comentários, optei por indicar o meu primeiro nome, para não haver confusão.

O meu messenger é "a2rc89@hotmail.com" ... fico à espera!
Beijinhos cheios de força e coragem.

28/3/09 17:01  

ja a adicionei...

abraço,
rita

29/3/09 18:44  

Bom dia,
Ontem foi a minha última sessão de quimio. ufa! É só mais um bocadinho...
Agora estou à espera que me chamem para a consulta de radio, que tenho autorização da minha oncologista para começar a partir do dia 11/05/209. E eu a pensar que a 1ª sessão seria mesmo no dia 11... Até pode ser, mas também pode ser a 12,13,14... lá para final de Junho estou despachada. Quando começar a rádio, começo também o “tamoxifeno”, tratamento hormonal, durante 5 anos. Ah… e se me vier o período, terei que avisar a médica, para assim o inibir, com uma injecção mensal.
E são estas as minhas novidades…

E já agora… alguém tem esquemas de exercícios para ajudar a recuperar os movimentos, a quem tirou os gânglios? É que agora estou pior do meu braço, falei nisso à minha médica e ela passou um papel para a equipa de rádio, que me vão seguir os próximos tempos, mas provavelmente só vou fazer depois da rádio, pois segundo ela,também provoca mazelas e como tal, necessidade de fisioterapia.
Obrigada a todas e muitos beijinhos cheios de energias positivas.

18/4/09 11:34  

Ângela,

Tenho um conjunto de exercícios, usados no IPO, que posso mandar por mail. A fisioterapia pode começar antes da radio, claro! Até ajuda. A radio pode formar fibroses e fica mais difícil depois recuperar.
Mande-me um mail para ficar com o endereço e eu mando os exercícios.
Bjs

20/4/09 17:19  

Olá Nela,

Agradeço mais uma vez todo o apoio.
Vamos ver o que é que me dizem na consulta de Radioterapia... Espero bem que me aconselhem a fazer fisioterapia, pelo menos a minha médico colocou no meu processo essa nota.
O meu email é a2rc89@hotmail.com.
Beijinhos.

23/4/09 19:13  

Olá
Em primeiro lugar deve deizer que não sou doente, pelo contrario, sou de base técnica de radioterapia e neste momento dou aulas ou seja preparo os futuros técnicos.
Quando fazia uma breve pesquisa encontrei este blogue. Fiquei agradavelmente suepreendida pela iniciativa. Estou a entrar só para vos louvar e desejar que tudo corra pelo melhor.

26/4/09 16:42  

Boa noite...
Gostava muito de ver "Rosa Esperança"... Quando vêm à zona da Marinha Grande / Leiria?!
Beijinhos a todas!!!
Angela (Rita)

16/5/09 21:39  

Olá! Queria desde já agradercer por esta iniciativa. Também quero desejar sorte, força, coragem a todos, nestes momentos menos bons. O meu pai tem um tumor raro "melanoma das partes moles" já foi operado no IPO no dia 24/03/2009, tem sido consultado na clinica da dor tb no IPo, onde lhe voi administrato doses fortissimas de Morfina, que tem efeitos secundários muito maus. Tem passado por muito sofrimento. Mas o que mais me chateia nesta situação é as poucas palavras do médico que diz sempre "Etapa a etada logo veremos o desenvolvimento", "é um caso difícil", "Vamos tentando" e mais nada. Calculo que o meu pai não comece com os tratamentos porque tem a ferida aberta. Não sei como e onde pedir ajuda por gostaria de entender mais o que se passa com o meu pai, para poder ajudá-lo, pois ele está a ficar muito desanimado. Obrigada por poder desabafar um pouco. Bjs e coragem para todos

26/5/09 16:09  

Ana,

Por aquilo que sei, parece-me que as frases que transcreve espelham a situação de um melanoma de partes moles... Tanto quanto conheço do pessoal técnico de IPO, são extremamente atentos às necessidades dos doentes e dos familiares. Sugiro que marque uma conversa com o médico e longe do pai e peça para ele ser completamente verdadeiro com as perspectivas. Depois, logo tenta saber se o pai quer saber os pormenores ou não.
Essa situação é muito complicada (dentro da minha ignorância), mas acredite que eles tudo farão para a minimizar. Confie e peça informação. Eles dão.
Um beijinho grande. Sei que está a viver uma fase bem difícil... Sempre que lhe apetecer, venha até aqui.

26/5/09 16:22  

Olá Nela,

Gostava de lhe perguntar a sua opinião em relação à Braquiterapia. Fez ou conhece alguém que tenha feito?
Hoje tive consulta e para além das 25 sessões de radio irei fazer mais 8 de radio (mas mais localizado... só mesmo na zona onde foi removido o nódulo) ou braquiterapia (neste caso terei q ser internada, pois é com anestesia geral).

Obrigada e beijinhos cheios de força e coragem a todos.

26/5/09 20:47  

Ângela, conheço, sim. É muito usada em cancro de útero e ovários e próstata. A Carlinha é que sabe disso ao pormenor. http://bichinhofazdeconta.blogs.sapo.pt/
Vá até lá e ela consegue esclarecer os detalhes da braquiterapia.
Beijinhos

26/5/09 22:11  

Minha querida Nela, apesar de nao a conhecer pessoalmente, sinto 1 enorme afecto e admiraçao por si...
tenho andado sempre por perto e a acompanhar tudo o que tem feito... tambem vi a sua entrevista e a "peça" estava optima fartei-me de chorar de emoçao...
é louvavel tudo o que faz!

vou vencer para me juntar a voz- se me deixarem claro!

ja estou a meio da radio...
cada dia 1 dia...
onde posso ver a vossa peça de teatro? estou em lisboa...
1 abraço muito apertado
rita

29/5/09 01:07  

Olá a todas,

Gostava de partilhar convosco o que ando a tomar... é fantástico!!!

E vale a pena!!! Principalmente pela saúde!

http://www.xteamsystem.com/ritaa/

Beijinhos
Angela Rita Andrade

8/8/09 09:37  

ola Nela... sei que tem andando muito ocupada nas suas actividades mas gostava de partilhar consigo, que ja conhecia mais duas amigas comuns... a Gigi e a Liliana, tudo graças ao seu blog...

gostava de saber noticias suas e quando actuam perto de lisboa...

eu agora estou a fazer a imunoterapia e as terapias hormonais...

1 Abraço
rita

14/11/09 02:53  

Olá Rita,

Obrigada pela visita e pelas palavras.
O nosso próximo espectáculo será em Leiria, no dia 5 de Dezembro. Depois, faremos umas férias e estamos a preparar o calendário da 3ª fase. Darei notícia dele no blog. Viremos a Lisboa, sim. Mas só em 2010.

Continue tudo a correr bem consigo. Um beijinho

14/11/09 22:03  

Olá,

Sou a Joana, tenho 24 anos e descobri em Agosto que tenho a doença de Hodgkin, ou seja, cancro no sistema linfático. Fiz 4 sessões de quimio ( ABVD), tive vários sintomas como enjoos, perda de apetite, inchei, queda de cabelo parcial, ou seja, mais de metade do cabelo que tinha foi-se... eu sei que ele volta mas já acabei a última sessão a mais de 3 semanas e o cabelo continua a cair, será normal? Agora no dia 25/11 vou ter a consulta com a médica da radioterapia, mas por aquilo de li aqui no fantástico blog, o cabelo não caí correcto?O cabelo é secundário, eu sei, mas para uma mulher também é estético, o que interessa é ficarmos boas e eu sempre fui muito optimista e nunca fui abaixo, mas apenas gostava de tirar esta dúvida. Obrigado e até breve.

18/11/09 04:36  

Olá Joana,

Eu posso tentar responder às tuas dúvidas, mas aconselho uma visita ao blog da Gigi: http://quimio-gigi.blogspot.com/
Ela tem/teve um linfoma igual ao teu e sabe, melhor do que ninguém, ajudar-te. Além do mais, é uma miuda muito fixe e vão gostar uma da outra, de certeza.
Um beijinho e obrigada pela visita

18/11/09 09:26  

Olá a todas...
Dia 5 de Dezembro quero ver o vosso espectáculo em Leiria. Já sabem o sítio?
Queria também partilhar convosco que estou óptima e sinto-me cheia de saúde…
Ahh… e adoro andar de cabelo curtinho!
A última vez que fui ao IPO, as minhas análises estavam óptimas… Estou muito feliz!!!!
E por fim gostava de partilhar convosco um sumo maravilhoso que me ajudou muito na minha recuperação - Sumo de Mangostão.

Caso tenham interesse e conhecer os benefícios do Mangostão, visitem os meus sites www.XTeamMangosteen.com/ritaa e www.xteamsystem.com/ritaa


Muita Saúde e Sucesso para todas.
Beijinhos
A.Rita

18/11/09 22:05  

Olá a todos aqueles que por aqui têm passado, dos quais tenho muito orgulho e admiração!
Chamo-me Cláudia e neste momento sou estudante do 3º ano do curso superior de Radioterapia em Lisboa. Li as mensagens que cada um escreveu neste blog, que considero uma excelente iniciativa, e senti muita vontade de deixar aqui a minha mensagem. Vim para o curso de Radioterapia porque desde sempre quis ajudar todos aqueles que passam pelos momentos difíceis que o cancro deliberadamente causa, e também me incentivou o facto de a minha melhor amiga ter compartilhado comigo momentos que nunca esquecerei proporcionados por uma leucemia, quando tínhamos apenas 14 anos. Acima de tudo queria deixar aqui uma mensagem de esperança para todos, de muito amor (sei que ajuda muito), e que estou sempre disponível para aquilo em que poder ajudar.

Quero muito que se sintam apoiados... um grande beijinho para todos

21/4/10 15:32  

Muito, muito obrigada. Em meu nome e no de todos os que passam por aqui e estiveram ou estão nesta luta, que conhece dos "dois lados".

É bom saber (e conhecer) que existem pessoas que vão para estas áreas porque... querem ajudar. É muito bom.

Um beijinho, Cláudia

21/4/10 15:43  

olá a todas
minhas irmãs de guerra, também cá estou com voçês, fiz uma tumorectomia em julho e acabei a radioterapia há quase um mês, estou em Bruxelas há 11 anos mas sou de Lisboa e sempre ouvi dizer muito bem do IPO.
Logo no inicio, assim que me foi diagnosticado o tumor, foi-me colocado um "cateter" , eu chamo-lhe a "caixa" mas deve de ser a mesma coisa, foi para poupar as veias dos braços.
queria perguntar-vos a propósito do "cateter/caixa" quando é que os vossos médicos sugeriram que deviam retirá-lo?
queria dizer-vos que me sinto muito próxima de todas vós.

.. e que me sinto muito bem, os calores da menopausa não são nada assim tão dificil de suportar... a propósito voçês sabem quando começam a passar?
..o cabelo curtinho, segundo dizem, faz-me mais nova, muito embora me faça muita falta o meu cabelo comprido :-))

e um grande "aquele" abraço a todas vós

Paula

21/10/10 08:13  

Olá Paula,
Obrigada pela visita. E espero que tudo corra bem. Eu não tive cateter, nem fiz quimio, mas tenho ouvido muitas amigas a falar disso e parece-me que tiram quando o organismo rejeita ou quando acham que já não é necessário. Os médicos saberão.
Já de calores posso falar de cor!!! E lamento dizer que não passam. Pelo menos enquanto a medicação for a mesma... Ainda hoje foi terrível: devo ter tido aí uns 20 afrontamentos daqueles de ficar encharcada!
O cabelo cresce e bonito. É só mais um bocadinho!

Até breve e um beijinho

21/10/10 19:34  

Olá Paula, eu não tive cateter, mas fiz quimio, radio e braquiterapia. Eu tive sintomas de menopausa, mas simplesmente desapareceram! Penso que tive uma ajudinha... Sumo de Mangostão! Estava a tomar há alguns dias, quando me apercebi em conversa com uma amiga que simplesmente tinham desaparecido.
Se quiseres saber mais acerca dos benefícios dos Benefícios do Mangostão, visita o meu site http://www.superfruit.pt.vu/
Um grande Beijinho e se for preciso alguma coisa, é só dizeres.

Beijinhos a todas!
Angela Rita Andrade

21/10/10 21:12  

obrigada Nela, obrigada Angela, já fui ver o mangostão, e vou experimentar, a ver se encontro aqui à venda em Bruxelas, senão terá que ser em Lisboa, Angela sabes onde se pode comprar?
o que tenho estado a tomar quase diariamente é chá de lapacho, aconselhado por uma médica brasileira.
beijinhos para todas, e tudo a correr sempre bem
mesmo não vos conhecendo gosto muito de vocês

Paula

27/10/10 20:29  

Olá Paula,
O Sumo de Mangostão que eu tomo não se vende em lojas.
Mas tu, tal como eu, podes comprar directamente à empresa e mandam-te as garrafas para a morada que indicares.
De qualquer forma deixo aqui os meus contactos, para que possamos trocar mais impressões.

Email: xangosumomangostao@gmail.com
MSN: a2rc89@hotmail.com
Skype: a2rc89

Muitos beijinhos cheios de força a todas.

27/10/10 23:43  

Olá sou a Cristina Castro e tb. sou mais uma que tem cancro de mama, tenho 39 já fui operada em Abril, já fiz quimio, tomo uma injecção pra ter a menopausa, e tb. já comecei outro tratamento que vai ser durante 1 ano, que é um anti-corpo e tb. a tomar o Tamoxifeno, durante 5 anos. Vou começar a radio e tou um bocadinho assustada, com eventuais efeitos. Pois com a quimio passava noites sem dormir e mt. agitada, parecia que tinha "bichos dentro de mim - pulgas". Estava interessada em saber mais sobre esse tal remédio do Mangustão, isso pode-se tomar quem tá a fazer estes tratamentos, não trás quaisquer problemas??? Desejo muita muita força a todos e muita coragem pra enfretarmos tudo isto.....DEUS está conosco.....

16/11/10 10:24  

olá Cristina, obrigada pelo contacto.
Quanto aos tratamentos de rádio, não esteja assustada. Mantenha a pele hidratada (não sei se lhe recomendaram algum creme; eu usei Biafine e resultou muito bem) e beba muita água. Descanse bastante e alimente-se com bastantes alimentos frescos.

Quanto ao Mangustão, não sei dizer nada. Mas investigue a partir do mail que a Angela deixou aqui.

Um beijinho e vá dando notícias

16/11/10 14:47  

olá a todas.tenho 44 anos e fui operada a mama no dia 22 de Dezembro de 2011.
foi retirado o tumor maligno não invasivo.hoje dia 23 de Janeiro de 2012 recebi o telefonema que tenho que ir a uma consulta de radioterapia.já me disseram que a quimioterapia é bem pior.mas não deixo de ficar preocupada,pois tomo anti-depressivos...li sobre alguns efeitos secundários,e cada caso,é um caso.quero desejar muita força a todos que estão a passar por esses tratamentos,que não desistam,tenham muita fé.Quem já terminou os tratamentos tudo de bom,pensamento positivo que nada,mais vai acontecer.bjinhos,e as melhoras.

23/1/12 16:33  

EU TIVE QUE PASSAR POR UMA BIOCIA E QUANDO TERMINOU ESSE EXAME (BIOCIA? É 1EXAME?) EU JA ESTAVA SABENDO DO RESULTADO ERA CANCER MALIGO E MEDIA TRES CENTIMETROS, E AÍ FAZER O QUE? É PASSAR MESMO PELO TRATAMENTO DE QUIMIOTERAPIA E TAMBEM DE RADIOTERAPIA E TORÇER QUE PARE! POR AÍ, NÉ? E CONSEGUIR CONVIVER COM TUDO DEPOIS DISSO, PORQUE NADA É ASSUSTADOR SE VI-VER

23/1/12 21:50  

olá sou a helena, tenho 50 anos
Num exame de rotina para controlar um nodulo na mama direita foram-me detetados dois tumores , um dos quais invasivos, grau 1. em maio foi retirado o ganglio sentinela(que não tinha células cancerígenas) e o tumor que nao tinha também celulas cancerigenas ao redor, era 100 % hormonal, tendo sido cirurgia conservadora da mama.estou a tomar Tamoxifeno.
tenho um hematoma na mama operada, que tenho vindo a massajar com nívea, mas não há meio de desaparecer e tenho medo que ao fazer a radio que vai iniciar dia 6 julho nunca mais desapareça.
tenho o braço do lado que fui operada com bastante alergia e estou a tomar anti histaminico e anti inflamatorio por causa do hematoma desde há 5 dias, e o vermelhao do braço e comichão nao passa. Aliás já tive mais ou menos ha duas semanas esse vermelhaoi e borbulhas na barriga mesmo pegado ao peito. alguém já passou por esta situação? devo ir á médica? ~
obrigada e tudo de bom para vocês

3/7/12 01:35  

Fiz radioterapia na parte frontal da cabeça e não voltaram os cabelos. Alguém tem alguma dica para que esses cabelos voltem a nascer ?

19/3/14 15:55  

Boa noite

Estava lendo alguma história -.. do combate ao cancêr.. e assim gostaria de alguma dica que pudesse ajudar. Minha mãe recentemente teve cancêr de mama.. fui tudo tranquilo a operação - ela fez a radioterapia - por 30 dias nenhuma efeito teve - mas quando terminou o tratamento - teve a reação - ela sempre está cansada não consegue fazer nada sempre está deitada fora que não tem vontade de comer... aí minha pergunta é quem teve este tipo de reação fez alguma coisa pra poder voltar a atividade normal . do cansaço sumir e voltar o apetite??? SE puderem me ajudar fico agradecida.. pois já não sei mais o que fazer para poder ajudar minha mãe!! Obrigada

28/8/14 23:16  

Melissa, o cansaço é muito normal durante e após tratamentos de radioterapia. O segredo é descansar, alimentar-se bem e ir retomando atividades que sejam agradáveis para a pessoa, mas não a esgotem.
Convém, no entanto, perceber se esse cansaço e falta de vontade não podem ser um princípio de depressão - também bastante frequente após o combate a esta doença. O cansaço, que é enorme mesmo, pode ajudar a instalar-se alguma indiferença em relação ao que nos rodeia e acabar por permitir que a depressão se instale.
Talvez começar com uns passeios pela natureza, aproveitando a ocasião para conversar e deixar que a mãe fale sobre os seus medos e angústias. É preciso espaço para que o doente fale dos seus medos e dos fantasmas, sem que estejam sempre a tentar animá-lo.
Espero que tudo corra bem. Bjs

29/8/14 08:39  

Enviar um comentário

<< Home